♥ Atividade para realizar de maneira individual com os alunos semanalmente ou quinzenalmente. Uma dica é primeiro trabalhar a ortografia e na semana seguinte fazer o treino de velocidade.
♥ Considerando os indicadores propostos pela Instituto Alfa e Beto, uma leitura com 27 palavras deve ser feita em aproximadamente (a depender da dificuldade):
- 1º ano: 21 a 30 segundos
- 2º ano: 18 a 26 segundos.
- 3º ano: 15 a 22 segundos.
- 4º ano: 13 a 19 segundos.
- 5º ano: 12 a 17 segundos.
♥ Habilidade da BNCC:
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP13) Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.
(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.
(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).
(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.
♥ Este arquivo foi pensado para o uso do professor de forma impressa (caso faça xerox do arquivo, poderá perder a qualidade).
♥ Contém 1 arquivo em PDF com 18 páginas no qual você encontrará:
– Página 1: tabela treino de velocidade com 35 alunos (rosa – modelo 1.0);
– Página 2: tabela treino de velocidade – do 1 ao 20 (rosa – modelo 1.1);
– Página 3: tabela treino de velocidade – do 21 ao 40 (rosa – modelo 1.1);
– Página 4: tabela treino de velocidade com 35 alunos (cinza – modelo 2.0);
– Página 5: tabela treino de velocidade – do 1 ao 20 (cinza – modelo 2.1);
– Página 6: tabela treino de velocidade – do 1 ao 20 (cinza- modelo 2.1);
– Página 7: explicação;
– Página 8, 9 e 10: tabela (para 4 alunos) com 27 palavras no formato bastão, script e cursivo – ortografia SC, SÇ e XC;
– Página 11, 12 e 13: tabela (para 4 alunos) com 27 palavras no formato bastão, script e cursivo – ortografia H;
– Página 14, 15 e 16: tabela (para 4 alunos) com 27 palavras no formato bastão, script e cursivo – ortografia dígrafos GU e QU;
– Página 17: habilidades da BNCC;
– Página 18: termos de uso.