Descrição
Coleção Atividades Dia dos Pais
Carinho, atenção, cuidados especiais… Estes são sentimentos comuns nos pais de qualquer idade ou estilo.
A origem da data parece ter surgido nos Estados Unidos, em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd inspirou-se na força e generosidade de seu pai e pensou que seria justo eleger um dia para homenagear todos os pais. Para Sonora o pai foi um exemplo de superação, pois criou seis filhos sozinho depois que sua esposa morreu no parto do sexto filho.
Assim, em 19 de junho de 1910, houve a primeira comemoração do Dia dos Pais, na cidade de Spokane, Washington.
Logo essa comemoração espalhou-se por outras cidades dos Estados Unidos e para outros lugares do mundo.
Esta pequena narrativa pode servir de inspiração para engajar seus alunos sobre esta data comemorativa. Segue alguma dicas para diálogos, descobertas e autoconhecimento.
– Você tem irmãos? Quantos irmão você tem?
– Você gostaria de ter irmão?
– E quantos primos você tem? Eles moram na mesma cidade que você?
– Quantos avós você tem? Você vê seus avós com frequência?
Que tal coordenar com a aula de artes e fazer uma árvore da família de cada aluno e decorar a sala para o dia dos pais! É uma ótima forma de reconhecimento do eu e ainda contribui para trabalhar o respeito e a diversidade, uma vez que a criança aprende a estrutura familiar de outras crianças.
Este PDF conta com 18 atividades dedicados ao Dia dos Pais :
– Cartão Amo o Papai Porque…
– Certificado para o melhor Pai
– Desenho 3 gerações – Avô, Pai e Filho
– Porta-Retrato para montar
– Atividade Minha Mão para o Papai
– Bandeira para decoração em forma de gravata
– Marcador de livro
– Monte um porta lápis
– Que tal fazer uma entrevista como Papai
– Monte um quebra-cabeça com uma foto do Papai
– Caça Palavras com adjetivos do papai
– Assinale as qualidade do papai
– Complete com os nomes dos presentes que você pode dar para o papai
Habilidades BNCC:
História
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade
(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.
Língua Portuguesa
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP15) Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia).
(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.