Descrição
Conteúdo:
- Texto Informativo: Uma introdução abrangente sobre a Lei 14.811/2024, que inclui o bullying no código penal brasileiro, explicando sua importância e o impacto social esperado. Este segmento visa educar tanto os alunos quanto os professores sobre as consequências legais do bullying e a seriedade com que a sociedade brasileira está tratando o assunto.
- Questões de Interpretação: Um conjunto de 10 questões cuidadosamente elaboradas, baseadas no texto introdutório, que cobrem uma gama de habilidades cognitivas, desde a compreensão literal até a análise crítica e reflexão pessoal. Estas questões são projetadas para engajar os alunos em um pensamento profundo sobre o tema do bullying e suas ramificações.
- Relatos Fictícios: Histórias criadas para refletir sobre como o bullying pode afetar a vida das pessoas de maneiras distintas e duradouras. Estes relatos são utilizados como ferramentas pedagógicas para gerar discussões em sala de aula, promovendo a empatia e a compreensão das complexidades emocionais envolvidas.
- Texto Orientativo para Produção de Relatos Pessoais: Diretrizes para que os alunos escrevam sobre suas próprias experiências com o bullying, focando na expressão emocional segura e na auto-reflexão. Este exercício propõe a escrita como uma forma de terapia e autoconhecimento, incentivando os alunos a compartilhar e superar suas experiências de maneira construtiva.
- Orientações Emocionais: Um guia para os alunos sobre como cuidar de si mesmos emocionalmente durante a produção dos seus textos, enfatizando a importância do autorrespeito e do estabelecimento de limites pessoais.
Objetivos:
- Promover um ambiente escolar mais seguro e inclusivo.
- Desenvolver habilidades de empatia e compreensão entre os alunos.
- Encorajar a expressão emocional saudável e a comunicação aberta.
- Educar sobre as consequências legais e sociais do bullying.
Competências Gerais da BNCC:
- Empatia e Cooperação: Desenvolver a empatia e o respeito à diversidade, promovendo a cooperação e o diálogo como ferramentas de superação de conflitos e de construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Autoconhecimento e Autocuidado: Estimular o autoconhecimento, o autocuidado e o bem-estar, incentivando os alunos a refletirem sobre suas emoções, sentimentos e experiências, bem como a importância da saúde mental.
- Responsabilidade e Cidadania: Fomentar a compreensão da cidadania como participação social e política, assim como a promoção de uma cultura de paz e não violência.
Áreas de Conhecimento e Componentes Curriculares:
Língua Portuguesa:
- Prática de Leitura e Escrita: Encorajar a produção textual reflexiva e crítica, trabalhando habilidades de escrita, leitura e interpretação de textos que abordem temas sociais relevantes.
- Oralidade: Promover discussões em sala de aula que permitam o compartilhamento de experiências e a escuta ativa, desenvolvendo a oralidade e a argumentação.
Ciências Humanas:
- Empatia e Diversidade Cultural: Abordar temas como diversidade, respeito às diferenças e direitos humanos, incentivando a reflexão sobre o impacto das ações individuais no coletivo.
Ensino Religioso:
- Ética e Moral: Discutir princípios éticos e morais relacionados ao respeito mútuo, solidariedade e importância de construir relações saudáveis e positivas.
Arquivo em PDF.