Ensinar é uma atividade dinâmica e requer habilidades que vão além de saber determinado conteúdo. O profissional de educação precisa estar conectado aos seus alunos, sempre atento às formas de ensino que promovem melhor compreensão e vivência de conteúdos. É importante que a busca de formas para passar o conteúdo esteja sempre no nosso radar! Pensar em maneiras para deixar as aulas mais atrativas para os alunos e conhecer recursos didáticos de qualidade é uma das nossas metas.
Um bom recurso didático pode fazer a diferença no processo ensino-aprendizagem, uma vez que é um instrumento facilitador. É comum que alunos se queixem de aulas apenas expositivas por considerarem cansativas e de difícil entendimento, em especial quando o conteúdo é muito abstrato.
O recurso didático é capaz de estimular e tornar ainda mais rica a vivência diária dos alunos e dos professores. Como? Ajudando a aproximar o aluno da realidade, apresentando uma visualização mais concreta do conteúdo e, assim, permitindo uma maior fixação.
O professor deve selecionar qual o recurso didático mais adequado para a disciplina e para o ano escolar que atua. Dentre os mais utilizados em sala de aula são jogos didáticos, proposição de experiências, atividades a partir de músicas, teatro ou filmes.
Para que o recurso didático seja eficaz é necessário atenção do professor no processo de escolha da ferramenta ideal, relacionando sempre com o perfil da turma e do conteúdo. E tudo isso precisa fazer sentido dentro do seu planejamento pedagógico anual.
Nos anos iniciais de ensino, o professor deve procurar usar recursos didáticos que aproveitem características das crianças como a curiosidade e o desejo de participar. Procure utilizar algo que a criança possa tocar, experienciar. Por exemplo, ao invés de mostrar um documentário sobre borboletas, leve-os para observar os insetos na natureza, utilize miniaturas ou até mesmo proponha jogos que tragam a temática em questão. O profissional de educação precisa usar sua da criatividade, além – é claro – do seu conhecimento!
Esse recurso didático, da experiência e da vivência, também costuma ter efeito com os mais velhos, principalmente quando eles se sentem envolvidos em algum projeto grande. Uma forma seria propor a observação de lixo na rua no entorno da escola ou da residência da criança e criar mutirões de limpeza para abordar a questão do meio ambiente.
O profissional de educação deve estar atualizado das mais diferentes formas, inclusive no assunto “tecnologia”, pois ela pode ajudar, e muito, o professor nessa empreitada. Recursos didáticos presentes na internet são aliados incríveis. Existem ferramentas para trabalhar a linguagem e as histórias, como O Pequeno Leitor, que é capaz de criar histórias a partir de um tema e imagens fornecidas; e o Toondoo, que gera quadrinhos personalizados com personagens e cenários. E, por que não, aplicativos como Instagram, Facebook e TikTok e Reels, que são febre entre os jovens? Propor a realização de trabalhos utilizando essas plataformas para as entregas finais pode motivar jovens para o aprendizado!
Acompanhe o site do Educa Market para saber conhecer mais recursos para aprimorar o seu ensino. O Educa Market é uma plataforma desenvolvida e compartilhada por educadores, que está sendo construída com o objetivo de permitir que os professores consigam materiais didáticos de qualidade. Faça parte deste movimento você também!