Publicado em Deixe um comentário

Experiência profissional: estamos preparando as crianças?

experiência profissional

Em geral, é no Ensino Médio que pais e estudantes começam a pensar na carreira destes adolescentes. Enquanto alguns recebem o incentivo para seguir as profissões que vêem em casa, outros recebem orientações sobre o que está ou não em alta no mercado de trabalho. Mas a verdade é que a preparação para a experiência profissional deve acontecer bem antes do pré-vestibular.

É preciso pensar no futuro da geração alpha, termo criado pelo sociólogo australiano Mark McCrindle e usado para denominar as crianças nascidas a partir de 2010. Eles estão conectados, têm acesso a informações e conhecimento técnico, mas precisam desenvolver, principalmente, aptidões relacionadas a comportamento e relacionamento interpessoal.

Como os pais podem contribuir para a experiência profissional dos filhos

Um ponto interessante quando o assunto envolve família e trabalho é como a experiência profissional deve ser explicada às crianças. É muito comum que ouçam em casa que o pai ou a mãe vão trabalhar para ganhar dinheiro, o que faz com que eles tenham em mente que este é o único objetivo.  Fale sobre o motivo pelo qual escolheu sua profissão, como é o dia a dia, a contribuição à sociedade, etc.

Para iniciar esse amadurecimento para o mercado de trabalho, os pais podem estimular alguns pontos muito antes de os filhos pensarem no que desejam ser quando crescerem. Confira as dicas: 

  • Incentive o aprendizado de um novo idioma: esta é uma exigência cada vez mais comum. E ainda ajuda nas viagens com a família;
  • Ofereça uma formação técnica ligada à tecnologia: estas profissões ganham cada vez mais espaço, e familiarizar as crianças com a linguagem de programação de computadores é um investimento;
  • Desenvolva a capacidade multitarefa: para exercer um cargo de liderança, um complemento à formação teórica é a capacidade em gerenciar várias ações e pessoas. Por isso, dê responsabilidades ensinando tarefas do lar e ensinando a cuidar das próprias coisas, como os brinquedos.

O papel dos professores na formação da experiência profissional

Aliados aos pais, os professores também contribuem para esta experiência profissional, e algumas competências são desenvolvidas no ambiente escolar. Veja quais são:

  • Criatividade: característica valorizada em todas as profissões, seja para resolver um problema ou apresentar uma proposta, ela pode ser estimulada com passeios que envolvam contato com a natureza, museus, estímulo à leitura, pintura e escrita e, claro, permitir que tenham espaço para tirar as dúvidas, inclusive participando de debates e discussões.
  • Raciocínio lógico: A matemática não deve ser um bicho de sete cabeças, e estimular a familiaridade com os números será positivo para os pequenos para que desenvolvam o raciocínio lógico e cognitivo. Os jogos matemáticos em sala de aula são um bom recurso, pois o desejo de vencer faz com quem se aperfeiçoem.
  • Consciência ambiental e responsabilidade social: Cada vez mais a preocupação com sustentabilidade e o meio ambiente estão presentes nas empresas, e as crianças de hoje devem ter essa compreensão. A preocupação com o coletivo e o planeta podem ser incentivadas com aulas ao ar livre e trabalhos que envolvam a reciclagem. O que ainda ajuda na criatividade!

Quer encontrar recursos didáticos que facilitem o aprendizado dessas habilidades, seja para o seu filho ou aluno? O Educa Market é um mercado de materiais para educar que facilita o aprendizado das crianças, inclusive com opções gratuitas. Para os professores, esta também é uma possibilidade de divulgar e vender seus métodos. Navegue pelo nosso site e saiba mais.

Deixe um comentário