Publicado em Deixe um comentário

Como ensinar letra cursiva: dicas e materiais que facilitam

letra cursiva

A letra cursiva está na rotina de qualquer pessoa e, por isso, costuma ser ensinada logo nos primeiros anos escolares. A partir do momento que as crianças já dominam a letra bastão e já estão alfabetizadas (fim de 1º ano e início do 2º ano), elas já estão maduras para tentar desenvolver a letra cursiva. Existem algumas técnicas que são importantes para tornar esse processo mais fácil e divertido para o aluno e para o educador. Confira algumas dicas a seguir neste conteúdo do Educa Market.

Diferente da letra bastão, a aquisição da escrita com letra cursiva, de fato, exige mais coordenação motora e o papel do professor (e também dos pais!) é fundamental para que a criança aprenda a lidar com esse desafio da maneira mais tranquila possível. Os exercícios lúdicos devem ser envolvidos nesse processo.

Outros desafios enfrentados para o ensino da letra cursiva é o avanço da tecnologia. O acesso a celulares e tablets desde muito cedo e em excesso pode prejudicar o desenvolvimento motor da escrita. Se o hábito de usar esses dispositivos não for bem dosado, pode prejudicar consideravelmente o aprendizado da escrita. Mais um motivo para incentivar o desenvolvimento motor da escrita.

Como todo processo de aprendizagem, ensinar a escrita cursiva deve ser um trabalho entre educadores e família. Sobretudo em tempos de pandemia, em que muitas crianças têm participado das aulas e atividades online, a participação dos pais é cada vez mais necessária.

Além de dar suporte nas aulas on line e nos deveres de casa, os pais podem incentivar os filhos a escrever anotações referentes a rotina da casa no formato de letra cursiva. Recados e listas de compras podem se tornar uma função fixa da criança que está passando por esse processos e aprendizagem.

O educador deve usar formas para que a criança se familiarize com a letra, como escrever no quadro ou na agenda da criança com a letra cursiva.

Uma forma de introduzir a letra cursiva na rotina da criança é treinar muito a coordenação motora. Antes mesmo de fazer o treino com o lápis, peça que a criança use a ponta do dedo. Usando exercícios em um papel, com pontilhados de apoio, peça que a criança passe o dedo pela letra diversas vezes. Desta forma, ela aprende o movimento que precisa fazer, antes de pegar o lápis.

Essa atividade pode ser feita também usando papel e tinta. Esse tipo de trabalho é lúdico e atrativo para a criança que vai ficar encantada com os formatos e cores no papel.

Outro método que pode ser usado é com uma caixa com fundo branco e areia. É mais uma forma divertida de a criança treinar o gestual. Peça que o aluno faça o contorno da letra que já viu no papel na caixa de areia. Ela vai ver o formato da letra aparecer no fundo branco.

Procure deixar a disposição dos alunos e praticar atividades com letras cursivas em madeira. Elas são importantes para que a criança toque e reconheça sua forma, conseguindo visualizar o formato por completo. Convide os alunos a encontrarem a letra de determinado objeto ou animal e peça para que elas desenhem com tinta no papel aquela letra de madeira. Em seguida, peça que desenhem o animal.  

Uma ferramenta utilizada pelos professores e que pode ser baixada gratuitamente no site do Educa Market é a “Onda das Letras”. O material apresenta instruções lúdicas para traçar o caminho da letra sem tirar o lápis do papel.  No momento de ensinar a letra A ao aluno, explique: “a letra A começa na areia e sobe feliz em forma de arco para tomar um coco no topo do coqueiro, voltando pelo mesmo caminho em arco até a areia. Então, ela anda pela areia um pouquinho e já sobe novamente para pegar outro coco delicioso no ponto onde tinha estado antes. Satisfeita, desce direto para a areia e vai sentar na toalha estendida”. A ferramenta oferece dicas para as mais diversas letras do alfabeto.

Para saber mais dicas e conhecer materiais que ajudem a ensinar, conheça o Educa Market. Somos uma plataforma desenvolvida e compartilhada por educadores. Nosso objetivo é permitir que os professores consigam adquirir materiais didáticos de qualidade. Faça parte deste movimento! 

Deixe um comentário