Descrição
🎲Materiais:
• 42 cartões para compor frases.
Dica de uso:
A intenção é que o estudante reflita que a frase precisa ter uma estrutura.
Os alunos devem analisar as palavras e classificá-las em substantivo, verbo e complemento.
Reforce que os verbos indicam ação e que os substantivos nomeiam.
Explique aos alunos que os substantivos são palavras que nomeiam, mas que concordam com gênero (masculino e feminino). Para ajudá-los faça perguntas como: Como é possível escrever substantivos no masculino ou no feminino? A palavra professora, termina com qual vogal? Isso ajuda a indicar o gênero. E a palavra professor, qual é o gênero?
Oriente-os a pensar em perguntas que os ajudem a decidir quais palavras combinam entre si, ou seja, por meio da concordância: por exemplo: Quem: O surfista. Fez o quê? Surfou.
Possibilite que os alunos exercitem a concordância entre as palavras e percebam a função das classes gramaticais presentes.