O alfabeto é um dos primeiros passos que a criança dá para aprender a ler, escrever e ganhar mais autonomia em sala de aula e na vida. Por isso, esse aprendizado é tão importante. Há inúmeras formas de como ensinar o alfabeto: músicas, livros de literatura, letras feitas com o corpo, bingo do alfabeto,…
É muito importante que esse processo aconteça de forma leve e lúdica para facilitar o aprendizado. O contato diário com as letras é imprescindível para o sucesso dessa tarefa. Ter vogais e consoantes nas suas formas maiúscula ou minúscula espalhadas pela sala de aula contribui para que a criança tenha o contato diário com as letras, possibilitando uma familiarização com o alfabeto.
Vamos abordar aqui algumas formas de como ensinar o alfabeto que podem ser aplicadas. Durante o processo de alfabetização, o educador deve se atentar a disponibilizar todos os formatos de letra aos alunos (maiúscula, minúscula, cursiva e bastão). Afinal, todos esses formatos farão parte da vida dessa criança.
É comum alguns educadores iniciarem esse processo pelo o nome das crianças nesse momento, até mesmo para criar uma associação. Mas lembre-se de dar a mesma importância a todas as letras que compõem o alfabeto. Aproveite algumas palavras do dia a dia das crianças para fazer a associação como gato, uva, mãe, pai,…
Algumas atividades lúdicas e materiais podem contribuir para esse aprendizado. Cada educador deve encontrar qual se alinha melhor com sua a turma.
Atividades de como ensinar o alfabeto
– Enquanto você fala as letras, não esqueça de pedir que as crianças repitam o som para que elas emitam corretamente. Aqui, é necessário destacar não apenas o nome da letra, mas o seu fonema. Por exemplo, o B. No momento em que ensinamos o alfabeto, a criança nota que o B se fala “Bê” durante a pronúncia do alfabeto. É imprescindível que o educador mostre que a letra tem um som próprio.
Cantar música com as crianças é uma forma bem divertida de como ensinar o alfabeto e uma atividade boa para o processo de aprendizado. A memorização da ordem das letras é trabalhada através do ritmo e da repetição, tornando mais fácil a identificação de cada uma das letras. Ao perceber que o aluno já decorou a sequência, pode começar a perguntar aos alunos qual letra vem depois de uma determinada letra.
Outra atividade que pode contribuir a como ensinar o alfabeto é a caixa de areia, uma proposta da pedagogia de Maria Montessori. Prepare numa cartolina cartões para cada letra e separe uma caixa de areia. O objetivo é que a criança observe o cartão, passando o dedo em cima do contorno e, em seguida, faça o mesmo processo na caixa de areia. A ideia é iniciar a escrita e fortalecer os músculos da mão e dos dedos antes mesmo da criança pegar em um lápis. Além disso, a criança vai se familiarizando ainda mais a letra e ao movimento.
Ler diariamente também é muito importante para a criança e uma das formas do educador de como ensinar o alfabeto. A “contação de histórias” incentiva a leitura e aproxima a criança com as letras. Procure utilizar um livro com imagens para que a criança associe a imagem a cada palavra que ouve.
Se você tem materiais educativos que possam contribuir para a educação de uma criança, entre em contato com o Educa Market. Nossa ideia é incentivar o ensino de qualidade, disponibilizando uma plataforma para que professores monetizem com seu material educativo e consigam adquirir conteúdos para utilizar em suas aulas. Conheça mais a nossa proposta e faça o seu cadastro no site. Ajude-nos a construir uma rede que vai revolucionar a educação.